sábado, 10 de março de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL – MG I ABC e DE – 2012

Experiência de exploração da linguagem corporal
Objetivos:
·         Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
·         Experimentar diferentes gestos e ritmos corporais;
·         Explorar movimentos de preensão: encaixar, lançar, apanhar etc.
·         Aperfeiçoar progressivamente e segundo suas intenções as possibilidades de movimento do próprio corpo;
·         Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
Conteúdos:
·         Exploração e reconhecimento das partes do corpo, para o favorecimento progressivo da habilidade de deslocar-se no espaço, sentindo segurança e prazer nas atividades que envolvem movimentos corporais;
·         Coordenação motora ampla, motora fina, discriminação auditiva e visual;
·         Expressão oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc), estudo do nome próprio, apresentação do alfabeto.
Estratégias:
·         Brincadeiras que envolvam movimentos corporais: trem ou cobra, passa-bola, circuitos, corridas, etc.
·         Cantigas e brincadeiras de cunho afetivo nas quais o contato corporal tornam-se o principal foco;
·         Atividades que envolva gestos como: fazer caretas, imitar bichos, construir cabanas, túneis, construções coletivas e individuais;
·         Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas;
·         Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc.);
·         Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas, vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, etc.
·         Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, etc.
·         Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras.

Conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente
Objetivos:
·         Apropriar-se de hábitos de higiene pessoal;
·         Perceber a vontade de ir ao banheiro e ter progressivo controle de esfíncteres;
·         Aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar-se;
·         Comer sem ajuda e usar talheres adequadamente;
·         Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evita-las;
·         Tomar cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipulam objetos, tintas, argilas, colas, etc.
·         Apropriar-se de regras de convívio social e resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo com outras crianças e adultos;
·         Manifestar suas vontades e sentimentos;
·         Aprender a guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares;
·         Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo;
·         Saber usar a água sem desperdiçá-la;
·         Cuidar das plantas em jardins e hortas e preservá-las.
Conteúdos:
·         Higiene pessoal;
·         Esquema corporal;
·         Identidade;
·         Sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato).
Estratégias:
·         Rotina diária;
·         Roda de conversa;
·         Roda de leitura;
·         Roda de música;
·         Pintura;
·         Desenho;
·         Plantio.
Experiência de apropriação do conhecimento matemático
Objetivos:
·         Perceber diferentes localizações e direções da vida prática;
·         Desenvolver o raciocínio lógico, através de suas estruturas;
·         Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
·         Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações orientando-se também no espaço;
·         Desenvolver a coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas e visomanuais;
·         Reproduzir sequências e seriações.
·         Conhecer diferentes formas como: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
·         Identificar as cores em situações práticas;
·         Realizar contagem.
Conteúdos:
·         Relações de semelhança, diferença e tamanho: grande, pequeno, maior e menor;
·         Orientação espacial: em cima, embaixo, frente, costas, dentro, fora, alto, baixo, cheio, vazio, etc.
·         Orientação temporal: antes e depois;
·         Figuras geométricas;
·         Cores primárias e secundárias;
·         Sequência;
·         Coordenação motora fina e ampla;
·         Números e contagem.
Estratégias:
·         Atividades práticas utilizando o espaço do CEI;
·         Situações problemas cotidianos;
·         Colagem e recorte;
·         Manuseio de blocos lógicos;
·         Produções coletivas;
·         Rodas de conversas;
·         Parlendas que envolvam sequências numéricas;
·         Brincadeiras lúdicas, jogos diversos, sucatas, livros;
·         Utilização de música;
·         Recursos audiovisuais: televisão, rádio, DVD.
Experiências de brincar e imaginar
Objetivos:
·         Desenvolver-se, aprender e interagir com os demais através do brincar;
·         Conhecer brincadeiras tradicionais;
·         Explorar brinquedos e objetos diferenciados;
·         Demonstrar atitudes de respeito, cooperação e solidariedade com os colegas e adultos;
·         Desenvolver hábitos de cuidados com os brinquedos e organização da sala;
·         Brincar de faz-de-conta, imitar e reproduzir situações cotidianas;
·         Reconhecer e se apropriar de diversos espaços destinados ao brincar em ambientes internos e externos;
·         Expressar desejos, sentimentos, vontades, preferências e desagrados através das brincadeiras.
Conteúdos:
·         Atividades que demonstrem e desenvolvam a iniciativa, autonomia, respeito às regras, a socialização e imitação;
·         Brincadeiras tradicionais e da cultura infantil;
·         Músicas infantis, brincadeiras e movimentos corporais, gestos e sons;
·         Imaginar e criar;
·         Personagens;
·         Jogos de regras.
Estratégias:
·         Brincar nos espaços do CEI: parque e solário;
·         Brincadeiras livres e dirigidas;
·         Cantinhos;
·         Roda de histórias;
·         Músicas de diferentes ritmos e danças;
·         Brincadeiras, cantigas de roda;
·         Brincadeiras em grupo;
·         Brincadeira de faz-de-conta: panelas, bonecas, carros, ferramentas e etc.
·         Brincadeiras com corda, bola, bambolê, etc.
Experiências de exploração da natureza e da cultura
Objetivos:
·         Explorar ambientes;
·         Conhecer os espaços do CEI;
·         Relacionar-se com pessoas;
·         Estabelecer contato com pequenos animais, insetos e plantas;
·         Interessar-se pelos fenômenos naturais (dia, noite, calor, frio, chuva e sol);
·         Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
·         Respeitar as diferentes culturas e diferenças individuais do grupo;
·         Participar das brincadeiras e jogos que façam parte da cultura infantil brasileira;
·         Valorizar a cultura africana e indígena, assim como as demais culturas e povos;
·         Comemorar aniversário próprio e dos colegas;
·         Vivenciar comemorações que façam parte de nossa cultura;
Conteúdos:
·         Nomeação, explicação e cartazes, através de situações-problema que envolvam o conceito família;
·         Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e os colegas;
·         Tradições culturais da nossa comunidade e outros grupos;
·         Fenômenos naturais;
·         Passeios pelo CEI;
·         Músicas gesticuladas;
·         Brincadeiras da cultura infantil;
·         Trabalho que valorize a cultura africana e indígena;
·         Festa dos aniversariantes do mês;
·         Festas que constam no calendário e nos costumes brasileiros;
·         Animais e plantas.
Estratégias:
·         Histórias, brincadeiras, jogos, danças e canções de nossa cultura;
·         Observação de imagens e discussão sobre o que foi percebido;
·         Elaboração de regras e combinados;
·         Atividades que favoreçam o contato com o meio ambiente;
·         Caminhadas explorando o CEI;
·         Contar histórias que envolvam personagens negros e indígenas, assim como procurar bonecos e materiais visuais com essas características ou de outros povos;
·         Comemoração dos aniversariantes do mês com bolo e canção de parabéns;
·         Trabalho com as festividades como: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
Experiência com a expressividade das linguagens artísticas
Objetivos:
·         Familiarizar-se e manusear diversos materiais;
·         Explorar e desenvolver o desenho;
·         Expressar-se através da pintura, modelagem e de outras produções;
·         Demonstrar curiosidade pelas suas produções artísticas e as dos colegas;
·         Expressar-se utilizando o próprio corpo;
·         Brincar de faz-de-conta imitações e dramatizações;
·         Dançar;
·         Ouvir, perceber, discriminar e produzir sons com o corpo e objetos;
Conteúdos:
·         Formas de expressão artísticas com diversos materiais e suportes diferenciados: desenho, pintura, colagem, papéis com texturas e recortes;
·         Modelagem;
·         Trabalho com gravuras;
·         Sons do corpo;
·         Canto e dança com a voz ou cds;
·         Músicas instrumentais, cantadas e sons naturais diversos;
Estratégias:
·         Pinturas com pincel e a dedo;
·         Recorte e colagem;
·         Roda de música;
·         Modelagem com massa de modelar;
·         Desenhos livres e com temas dirigidos;
·         Observar produções artísticas e o trabalho dos colegas;
·         Produzir sons utilizando o próprio corpo (pernas, boca e mãos);
·         Cantar várias músicas;
·         Ouvir músicas com diferentes ritmos;
Experiências de exploração da linguagem verbal
Objetivos:
·         Participação de variadas situações de comunicação oral interagindo e se expressando através de suas vivências;
·         Expressar-se oralmente com clareza, manifestando desejos e sensações;
·         Interessar-se pela leitura de histórias;
·         Familiarizar-se aos poucos com a leitura por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos;
·         Escutar atentamente os colegas nas rodas de conversas;
·         Posicionar-se como falante em conversas mediadas pelo professor;
·         Ampliar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade e organização de ideias
·         Identificar o nome próprio.
Conteúdos:
·         Coordenação motora ampla e fina;
·         Participação em situações de leitura de diferentes gêneros;
·         Participação com contribuições orais em situações cotidianas;
·         Observação e manuseio de materiais impressos;
·         Discriminação auditiva e visual;
·         Identificação do nome próprio.
Estratégias:
·         Rodas de histórias e conversas;
·         Jogos;
·         Fantoches;
·         Recontar histórias;
·         Desenhos;
·         Músicas;
·         Faz de conta;
·         Utilização de recursos audiovisuais;
·         Brincadeiras lúdicas;
·         Apresentação de crachás, cartazes e desenhos.
Avaliação
            É feita através da observação contínua do desenvolvimento da criança, levando-se em conta as respostas frequentes que estão sujeitas a alteração, tendo em vista não só a forma como a criança pensa e sente, mas a natureza do conhecimento adquirido.

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