terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Planejamento Pedagógico 2012

CEI PARQUE NOVA SANTO AMARO

INTRODUÇÃO

                    A Educação Infantil é um direito da criança. Acrescentamos a esse direito o item “educação com qualidade”: Toda criança tem o direito ao atendimento de qualidade. Sabe-se hoje, que nos primeiros seis anos de vida de uma criança está a essência do adulto de amanhã. O CEI é um terreno privilegiado onde as ações preventivas em saúde, educação e nutrição contribuem para a absorção de noções que a criança levará consigo por toda a sua vida. Por este motivo, elaboramos um planejamento visando ações de qualidade para melhor atender a especificidade do nosso grupo. Tivemos como apoio para a elaboração do planejamento o livro “orientações curriculares, expectativas de aprendizagem e Orientações didáticas para educação infantil”.


 Berçário A/B/C – 2012

Professoras: Maria dos Anjos/ Ana Paula; Katia/ Iolanda; Maria de Lourdes/ Débora Cristina.

            A faixa etária de 0 a 1 ano e 11 meses é um período marcado por grandes descobertas, é o momento em que a criança percebe que é um ser separado da mãe, um ser único e diferente dos outros. Fase  marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão,  ações e reações que permitem  que o bebê  ao observá-las possa  interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.

Deste modo, atividades criativas e lúdicas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem, pois  é através de brincadeiras que as crianças aprendem, usam a imaginação, experimentam o mundo, desenvolvem sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, permitindo  desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicos e sociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional, bem como, desenvolver sua psicomotricidade.

Assim, de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil, temos  as aprendizagens que podem ser selecionadas pelo professor para fazer parte do cotidiano da educação infantil reunidas em campos de experiências, que se alimentam da iniciativa e curiosidade infantil e do modo próprio da criança pequena criar significações sobre o mundo, cuidando de si e aprendendo sobre si mesma. Esses campos não são estanques, antes se articulam de diferentes maneiras e são:

a)      Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente;
b)      Experiências de Exploração da Linguagem verbal;
c)      Experiências de Exploração da Linguagem Corporal;
d)     Experiências de Exploração da Natureza e da Cultura;
e)      Experiências de Apropriação do Conhecimento Matemático;
f)       Experiências com a expressividade das Linguagens Artísticas;
g)      Experiências de Brincar e Imaginar.

a)      CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E  DO AMBIENTE

Reconhecer as pessoas do convívio do CEI, noções de higiene, saber alimentar-se sozinho, localizar-se no ambiente e desenvolver noções de cuidado com o mesmo, favorecer a formação da identidade, tornar-se uma criança autônoma verbalmente e corporalmente, oferecer alimentação atendendo as necessidades nutricionais e afetivas  e sociais das crianças nas diferentes idades e apoiá-las na aprendizagem de novos paladares e texturas. Incentivar o desenvolvimento motor (engatinha e andar, manipular objetos).Promover momentos de interação entre si e entre os outros grupos (criança-criança e criança-adulto), utilizar jogos, brincadeiras e músicas para que a criança possa expressar seus sentimentos e suas necessidades; propor atividades prazerosas que permitam a criança à construir sua aprendizagem através de hábitos como: pentear os cabelos, lavar mãos e rosto, entre outros. Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.


b) LINGUAGEM VERBAL

 Incentivar a comunicação no cotidiano através de leitura de histórias, conversas informais, músicas, etc. ampliando seu vocabulário de palavras; organizar seus primeiros pedidos, observações, relatos e memórias, para que elas possam pouco a pouco expressar oralmente seus desejos e sentimentos. Promover atividades que permita à criança o contato com livros infantis, revistas, musicas, etc. Oportunizar momentos de interações que favoreça o uso da linguagem, viabilizar atividades de grafismo como desenhar, pintar, etc. Possibilitar momentos de fala/conversa com os bebês diariamente. Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.

c) LINGUAGEM CORPORAL

 Apropriar-se da própria imagem, favorecer autonomia da criança na exploração do ambiente e do próprio corpo, se expressar e interagir com o outro pelo movimento; promover situações que a criança desenvolva sua autonomia.
Garantir cotidianamente diferentes propostas envolvendo movimento do corpo e interagindo nos espaços e com materiais nele existentes, proporcionar esforço corporal: música, jogos, brincadeiras que envolvam o toque; desenvolver atividades que estimulem a interação de crianças de mesma idade e diferentes faixas etárias, elaborar propostas desafiadoras que levem em conta os conhecimentos prévios e o interesse da criança. Atividades de transposição de obstáculos. Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.


d) NATUREZA E CULTURA

Desafiar a curiosidade da criança e a sua capacidade  de observação, organizando situações onde elementos da natureza que a rodeia e elementos de sua cultura e de outras culturas possam ser comparados e explicados. Realizar passeios internos que ajudem na promoção das interações; organizar atividades para a confecção de objetos variados, oferecendo às crianças diferentes tipos de materiais; organizar atividades de conhecimento, exploração e experimentação de brincadeiras tipos de alimentação e de organização social característicos de diferentes culturas. Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.

e) CONHECIMENTO MATEMÁTICO

 Promover atividades que a criança possa buscar soluções por vários caminhos. Propor atividades envolvendo jogos e desafios, relação objeto e espaço, jogos de construção, propor exploração dos diferentes espaços do CEI, explorar o sistema numérico oral através de contagem de objetos, materiais, aniversariante do mês, brincadeiras e músicas que envolvam numerais.
Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.

f) LINGUAGEM ARTÍSTICA
 Oferecer oportunidade para se desenvolver através da música e artes visuais e assim ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, propondo atividades que possibilitem a ampliação de sua sensibilidade e capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos, falas e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas. Oferecer ambientes que estimulem a criança a explorar diferentes tipos de materiais, texturas e espessuras como: tecidos, jornais, madeiras, fantoches, tintas, areia, entre outros; exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc; estimular a criança à desenhar com autonomia a partir de uma história, música ou roda e conversa; viabilizar a exploração das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais e suportes necessários para o fazer artístico.
Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.

g) BRINCAR E IMAGINAR

Brincadeiras com panos (esconde-esconde), brincadeiras imitação (sons, animais, etc.)
Oportunizar brincadeiras em grupo e sozinha, brinquedos fabricados e construídos pelas crianças com ajuda dos professores, espelho, caixas lúdicas, jogos partilhados, esconde-esconde, túnel, piscina, tapetes etc, propor desafios que estimulem a criança a vivenciar aprendizagens diversificadas. Observações constantes das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, exploração de diversos materiais, satisfação com a sua própria produção e com suas pequenas conquistas., levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor, a avaliação buscará entender o processo de cada criança, a significação de cada trabalho para que haja ação-reflexão-ação do processo educativo. Utilizando-se de instrumentos como: fotos, vídeos, relatos das crianças e registros diários.

MINI GRUPO II
                    Nesta faixa etária as crianças já alcançaram suas primeiras conquistas (andam, correm, pulam, sobem e descem escadas), por esta razão, devem ser estimuladas a novas descobertas. Assim, com atividades mais intensas e interativas, buscamos transformar suas explorações, descobertas, construções e a convivência com o outro e com o meio em novas situações de crescimento e aprendizagem. Sendo estimulada a novas descobertas através de Campos de Experiências:
a.   Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente.
b.   Experiências brincar e imaginar.
c.   Experiências de exploração da linguagem corporal.
d.   Experiências de exploração da linguagem verbal.
e.   Experiências de exploração da natureza e da cultura.
f.    Experiências de apropriação do conhecimento matemático.
g.   Experiências com a expressividade das linguagens artísticas.
                    Todas as experiências são planejadas buscando a motivação e o prazer de aprender brincando.






Experiências
voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente.



Objetivos

Ø Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
Ø Aprender a cooperar, solidarizar-se com os companheiros e outras pessoas.
Ø Manifestar suas vontades e sentimentos.
Ø Apropriar de regras de convívio social, e a resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogos com outras crianças e adultos.
Ø Respeitar as características físicas e culturais, a não ter preconceito de gênero, ou étnico-racial.
Ø Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo, ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superável e ficar satisfeito com suas conquistas.
Ø Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
Ø Apropriar-se da responsabilidade de guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.





ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

                     Os objetivos acima citados serão alcançados através das observações e brincadeiras  realizadas no parque, na preparação para cada refeição oferecida e nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.




Experiências
de brincar e imaginar


Objetivos
Ø Aprender a cantar a fazer os gestos esperados ao participar de cirandas e brincadeiras.
Ø Apropriar-se de brincadeiras de faz de conta.
Ø Aprender a imaginar, antecipando com hipóteses.
Ø Estimular as brincadeiras que envolva dramatização
Ø Recontar enredos de faz de conta.

Conteúdos

Ø Brincadeiras de roda.
Ø Musicais com diferentes formas de gestos e expressões vocais e corporais.
Ø Jogos de grupo e dupla
Ø Construção de brinquedos.

 Estratégias:

Ø Estimular a turma a participar dos jogos de memória, quebra-cabeça, jogo de trilha, cirandas, brincadeiras de roda, esconde-esconde, jogo de bola, faz de conta. Brincar de cantar, escrever, dançar, desenhar e com fantoches.



Experiências
de exploração da linguagem corporal





Objetivos

Ø Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos nas brincadeiras, danças, jogos e em situações de interação;
Ø Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento, ajustando suas habilidades motoras;
Ø Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo.


Conteúdos

Ø Brincadeiras e jogos envolvendo: Corre, subir, pendurar, descer, escorregar, dança, e as habilidades de força, resistência, equilíbrio e flexibilidade.

Estratégias

Ø Participação e interação da criança no grupo, desenvolvendo atividades como: Dançar, subir e descer de arvores ou obstáculos, jogar bola, rodar bambolê, jogos de regras e brincadeiras, etc.
Ø Promover brincadeiras de roda cantadas.
Ø Jogos de cooperação e interação, exploração com bolas, cordas, bambolês, brincadeiras cantadas folclóricas. Atividades em que o grupo se utilize de força, velocidade e equilíbrio.
Ø Explorar os movimentos de encaixe, arremesso no balde ou cesta circuito.

Recursos

           Balde, bolas de diversos tamanhos, bambolê, pneus, cordas, som, CDs e brinquedos de acordo com a proposta.



Música
Objetivos
Ø Explorar e identificar elementos de musica para se expressar com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø Ouvir perceber e discriminar, eventos, fontes e produções sonoras .
Ø Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.


Conteúdos

Ø Exploração de materiais e a escuta de diferentes musicas, proporcionando o contato com a linguagem musical;
Ø Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
Ø Reconhecimento e utilização expressiva em contexto musical das diferentes características geradas pelo silencio e pelos sons: Altura (grave ou agudo), duração ( curto ou longo), intensidade (fortes ou fracos) e timbre ( características que distinguem cada som);
Ø Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança, promovendo a socialização do grupo;
Ø Explorar e reconhecer os sons da natureza.
Ø Obras musicais e seus compositores.

Estratégias

Ø Despertar na criança o gosto pela musica e possibilitar-lhe o conhecimento da diversidade musical e outros sons, como animais, instrumentos de corda, couro e chocalhos, etc. Criar gestos para musicas e outros sons.
Ø Imitar sons.
Ø Apreciação de musicas de diversos gêneros, brincar com musicas, inventar e reproduzir musica.
Ø Explorar materiais sonoros, brincadeiras cantadas.
Ø Acompanhar uma musica com ajuda de um instrumento.
Ø Perceber e identificar diversos ritmos, sonorização de historias, construção de instrumentos.
 Recursos
          Aparelho de som e DVD; CDs e DVDs diversos; bandinha; Areia, feijão, arroz para construção de instrumentos; sucatas diversas.



Experiências
de exploração da linguagem verbal



Linguagem oral e escrita


Objetivos
Ø Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros e orais e escritos, participando de situações nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Ø Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, e outros portadores de textos, e de vivencia de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
Ø Escuta textos lidos, apreciados a leitura feita pelo professor;
Ø Interessar-se por escrever textos e palavras ainda que não de forma convencional;
Ø Reconhecer seu nome e dos colegas;
Ø Escolher livro para ler e apreciar.

Conteúdos : Falar e Escutar

Ø Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar vivências;
Ø Narração de fatos em sequência temporal e causal;
Ø Reconto de historias conhecidas, com ou sem a ajuda do professor;
Ø Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções.

Conteúdos: práticas de leituras


Ø Participação nas situações em que o adulto lê textos de diferentes gêneros;
Ø Participação em situações em que as crianças leiam;
Ø Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
Ø Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc., previamente apresentados ao grupo;
Ø Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Ø Reconhecimento das letras do nome.

Conteúdos: Praticas de escrita

Ø Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita (listas de compras, lista de objetos, bilhetes, cartões,etc.);
Ø Escrita do próprio nome de forma não convencional, (apenas a primeira letra do nome, algumas letras do nome, fazer de conta no ato de escrever o próprio nome)
Ø Respeito pela própria produção e alheia.
Ø Reconhecimento e escrita do alfabeto.
Ø Reconhecer a diferença entre a escrita e o desenho.

Estratégias

Ø Viabilizar situações onde a criança possa expressar-se de forma correta e clara, ampliando seu vocabulário com atividades que provam diálogos entre si;
Ø Organizar situações de leitura em que as crianças estabeleçam relações entre o que é falado e o que é escrito.
Ø Estimular as crianças na participação de recitais de textos de memória, realizando Pseudo de Leitura. Os textos mais adequados para isso são quadrinhas, parlendas, canções e trava-língua.
Ø Organizar um momento diário de leitura variando os tipos de texto;
Ø Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças. Exemplo: escreva um bilhete ou carta para sua mãe ou colega.
Ø Apresentar diferentes portadores de textos.



Experiências
de exploração da natureza e da cultura





Objetivos

Ø Interessante e demonstrar curiosidade social e natural, e estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

Conteúdos

Ø Os seres vivos: Plantas e animais:
Ø Fenômenos da natureza:
Ø Preservação do meio ambiente (água, lixo, reciclagem, etc.);
Ø Atividades que envolvam processos de culinárias.
Ø Apresentação da cultura indígena e afro-brasileira

Estratégias

Ø Formulação de perguntas.
Ø Estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados.
Ø Utilização, com a ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentos, relatórios pessoas, livros, mapas.
Ø Pesquisas com familiares.

Recursos

                      Livros diversos; revistas e jornais; tesoura; cola; cartolina; papel manilha; figuras de animais; figuras sobre diversos grupos sociais; sementes; mudas; sucatas diversas para confecção de regadores e outros instrumentos.




Experiências
apropriação do conhecimento matemático





Objetivos

Ø Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções especiais necessárias no seu cotidiano;
Ø Comunicação ideias matemáticas no processo, relativos a quantidade, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática.
Ø Estabelecer relações, representações mentais, gestuais e indagações, observações e formulação de hipóteses.
Ø Confiar em suas próprias ideias estratégicas e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas.
Ø Situar-se, posicionar-se e desloca-se no espaço, perceber semelhanças e diferenças, instituir e reconhecer grandezas.

Conteúdos

Ø Contagem oral através das brincadeiras:
Ø Registro dos números e das suas quantidades;
Ø Marcação do tempo (calendário);
Ø Formas geométricas;
Ø Noção de posição: dentro/ fora, exemplo/ em cima, na frente/ atrás,  perto/longe;
Ø Nação de sentido: para frente/ para trás, para baixo/ para cima;
Ø Noção de tempo; antes/ depois, dia/ noite:
Ø Noção de capacidade: cheio/ vazio, pouco/ muito;
Ø Noção de massa: pesado/ leve;
Ø Classificação: cor, forma, tamanho, espessura.


Estratégia

Ø Utilização de contagem oral e diversas situações cotidianas, brincadeiras que envolvam sequências lógicas (menino;menina;frente, costa agachado, em pé...).
Ø Calendário enfatizando sequência dos dias, semanas, meses e ano, brincadeira e par lendas que incluam diferentes formas de contagem.
Ø Identificação dos números em diferentes contextos, Classificar segundo atributos dados como grosso, fino; cor; frutas; legumes.
Ø Formar agrupamento com materiais concretos.
Ø Registro de culinária (copos, xícaras,volume, peso e quantidade).
Ø Promover situações em que as crianças se situem temporalmente, jogos e brincadeiras diversas como amarelinhas, pular corda e etc.

Recursos
                         Calendário afixado na sala; EVA; jogos diversos; sucatas diversas; monta-monta blocos lógicos; Cartolina, papel manilha; pincel atômico (diversas cores ( Telefone; relógio; livros, ilustração e revistas, radiam)). DVD CDs diversos.



Experiências
com a expressividade das linguagens artísticas


Objetivos

Ø Interessar-se pelas próprias produções e apreciar outras produções artísticas: Observar, refletir e buscar significados nas imagens da arte.
Ø Utilizar a linguagem do desenho.
Ø Utilizar diferentes suportes para pintura e desenho.
Ø Observar a natureza (transformação; antes/depois).
Ø Ampliar as possibilidades expressivas e de comunicação que as crianças possuem.
Ø Ampliar o conhecimento de mundo e de cultura que as crianças possuem. Explorar e manipular diferentes materiais e suportes.
Ø Vivenciando diferentes técnicas, desenvolver o interesse, o cuidado e o respeito pelas próprias produções dos colegas.
Ø Interessar-se por obras artísticas, desenvolver a sensibilidade, simbolização e imaginação, despertar o prazer lúdico do ato artístico.

Conteúdos

Ø Imitar sons de animais, personagens e dramatizar situações, usando fantoches;
Ø Brincadeiras de rodas dramatizadas e cantadas (com figurino);
Ø Confeccionar e utilizar mascara na composição de personagens;
Ø Encenar história com bonecos e brinquedos (individual ou em grupo).
Ø Pintura, gráfico, impressão, modelagem, recorte e colagem, suporte com diferentes texturas, espessuras e materiais diversos.

Estratégias

Ø Jogos de percepção e observação do seu corpo e di corpo de seus colegas.
Ø Desenhar a partir de uma interferência colocada previamente no papel, que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano.
Ø Observação de figuras humanas nas imagens da arte.


Ø Desenho a partir do que foi observado.
Ø Observação de corpos em movimentos pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos e em obras de arte.
Ø Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

Recursos

Ø Livros diversos creme dental; areia; guache; cola colorida e branca; pincel, escovas de dente, brochinhas, rolinhos de pintura; algodão;
Ø Giz de lousa, giz de cera, lápis de cor; barbante, lã; anilina; lixa de parede; papel, crepom, laminado, color set.
Ø Sucatas diversas como: potes de iogurte, detergente, latas de extrato de tomate, leite condensado, leite, achocolatado, caixa de creme dental, tampas diversas, etc.
Ø Tesoura, massinha (feita pelos alunos); palitos de fósforo e de sorvete; canudos.


Avaliação dentro dos campos de experiências

                                 Avaliação sistemática e continua, observando os avanços, dificuldades e realizando interferências quando necessário ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Considerando sempre que as manifestações de avanço não são lineares, nem idênticas entre as crianças.



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